Sim, pescar é um esporte, e é um dos mais acessíveis que existem. Ele independe da idade, situação financeira ou forma física, todos podem facilmente participar.

Benefícios da pescaria:

– Garante um exercício contínuo

Pode não parecer, mas a pesca é um bom exercício físico. Ele exercita o corpo de duas formas:

1. Faz caminhar, pedalar ou remar para encontrar o local perfeito para pescar.

2. Faz a pessoa se movimentar para arremessar o anzol, seja com as iscas tradicionais (minhocas, por exemplo), seja com a isca fly fishing (uma mosca artificial em uma linha específica). Nesse último tipo os movimentos são mais ágeis e vigorosos, fazendo o corpo trabalhar mais.

Obviamente, esse não é um exercício que fará perder muito peso, mas trará benefícios para a saúde cardiovascular.

– Promove a descontração e o relaxamento

“Tá nervoso? Vá pescar!” Todos já ouviram esta frase.

Para quem quer desestressar do dia a dia, a pesca esportiva pode realmente ajudar. O contato com a natureza será direto e intenso. Locais para a prática da pesca costumam ser calmos e silenciosos e o barulhos das folhas das árvores balançando com o vento e dos pássaros será o fundo musical da pescaria – lembrando que peixes se escondem quando escutam pessoas conversando. Vale se desconectar do celular.

– Melhora a concentração

Concentração é uma das ferramentas para a pescaria, afinal, o peixe pode fisgar a isca rapidamente ou demorar horas. Além disso, nesse momento de espera por uma fisgada, é recomendável não conversar para não afugentar os peixes.

Mas o mais importante na concentração é saber que precisa ficar muito atento para “sentir” na vara de pesca o peso do peixe ou “ver” a linha esticar – que são sinais que indicam que o peixe fisgou a isca.

– Favorece a destreza

As habilidades motoras dos seres humanos vão diminuindo com o passar dos anos. Pescar pode ajudar a manter tais habilidades, pois elas envolvem vários movimentos pequenos e complexos que auxiliam a não perder ou a recuperar a destreza e a agilidade motora.

A pesca esportiva ainda faz com que se movimentem certos músculos não habituais, tais como alguns músculos dos braços e das costas.

– Aumenta a autoconfiança

Durante a pescaria, diversas habilidades são melhoradas e o desejo de se superar aumenta. Com isso, são criadas metas individuais a serem conquistadas. A autoconfiança é ainda maior quando o pescador consegue pegar um bom peixe. Os elogios vêm logo atrás e o indivíduo se sente um campeão.

Diante de todos esses benefícios fica claro que a pesca esportiva é um excelente meio de exercício, que, se não for a única atividade física, colabora muito para a saúde física e mental.

Fonte: terra.com.br
Foto: pixabay