O consumo regular de peixe traz vários benefícios para a saúde como melhorar a memória, prevenir doenças cardiovasculares e fortalecer os ossos e os dentes. Isto acontece porque o peixe é rico em gorduras boas, proteínas, vitaminas, e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Além disso, os peixes gordos como o atum, o salmão, a sardinha, a dourada e a cavala são ricos em ômega 3, um potente anti-inflamatório que reduz o risco de aterosclerose e de complicações cardíacas como o infarto.
Para obter esses benefícios, deve-se consumir peixe, pelo menos, 3 vezes por semana, no entanto, as grávidas devem evitar o consumo em excesso de alguns peixes principalmente atum, cação ou peixe-espada porque têm valores elevados de mercúrio, o que pode afetar o desenvolvimento do bebê.
1. Fortalecer o sistema imune
O peixe é uma fonte de proteínas e gorduras boas, como o ômega 3, que aumentam a produção das células de defesa do organismo, fortalecendo o sistema imune. Além disso, é um alimento rico em vitamina C e vitamina E, que contêm propriedades anti-inflamatórias, protegendo o sistema imune de possíveis inflamações.
2. Prevenir o aparecimento de osteoporose
O peixe é uma excelente forma de prevenir o aparecimento de osteoporose, uma vez que é rico em vitamina D, o que permite aumentar a absorção de cálcio no intestino e prevenir o desgaste dos ossos. Além disso, a vitamina D é muito importante para o organismo, porque também ajuda a prevenir problemas como diabetes, infertilidade, câncer e problemas cardíacos.
A vitamina D encontra-se, especialmente nos peixes gordos, porque essa vitamina se localiza na gordura dos alimentos.
3. Fortalecer os ossos e os dentes
O peixe pode ser uma excelente forma de fortalecer os ossos e os dentes porque é um alimento rico em cálcio, o que torna os ossos e dentes mais fortes, prevenindo problemas como as cáries. Além disso, os peixes gordos são ricos em ômega 3, o que ajuda a diminuir a perda óssea, mantendo os ossos mais saudáveis.
4. Prevenir o envelhecimento precoce da pele
Devido às suas propriedades antioxidantes, alguns peixes magros como o peixe-espada e o carapau ajudam a retardar o envelhecimento precoce da pele e a prevenir doenças como o câncer da pele. Além disso, por serem ricos em ômega 3, os peixes gordos também promovem a renovação das células da pele, mantendo-a saudável.
5. Reduzir o risco de aterosclerose
Os peixes gordos são alimentos que reduzem o risco de aterosclerose porque são ricos em ômega-3 e antioxidantes. Isso acontece porque o ômega 3 e os antioxidantes diminuem o colesterol ruim e os triglicerídeos que são responsáveis pela formação de placas de gordura nos vasos, melhorando a circulação do sangue e prevenindo o aparecimento de coágulos que podem resultar em complicações sérias, como infarto.
6. Melhorar a memória
O consumo regular de peixe melhora a memória porque é um alimento rico em ômega-3, antioxidantes e minerais, como o cálcio e o fósforo, que protegem as células do cérebro e garantem o seu correto funcionamento.
7. Aliviar os sintomas de artrite
Os peixes gordos são boas fontes de ômega 3, que ajuda a aliviar os sintomas da artrite por ter forte propriedade anti-inflamatória. Isso significa que, ao aumentar os níveis de ômega-3 no organismo, a inflamação nas articulações reduz e a dor também diminui.
Fonte: tuasaude.com
Foto: pixabay