Ninguém nasceu sabendo de nada, não é mesmo? Na pesca, isso não é diferente. Todos os anos, novos pescadores têm se apaixonado por esse esporte e se aventurado em aprender a fisgar grandes peixes.
Se esse é o seu caso, saiba que a pesca para iniciantes exige alguns cuidados, seja na escolha do local em que você vai pescar ou das técnicas, equipamentos e iscas para utilizar.
A seguir, você vai conferir sete dicas incríveis para começar com tudo na pesca e desenvolver suas habilidades na prática esportiva. Boa leitura!

1. Comece pelos pesqueiros
Os pesqueiros são ambientes muito divertidos para todos os tipos de pescadores esportivos, até mesmo os mais experientes. Entretanto, se você é iniciante na prática, pode aproveitar que esses espaços são controlados para aprender boas lições e testar suas habilidades antes de sair para pescar na natureza.
Comece pescando pequenas tilápias, que são peixes mais fáceis de fisgar e não exigem um equipamento de pesca tão rebuscado, porém exigem força e controle por parte do pescador. Preste bastante atenção, ou pode acabar caindo no tanque!
Em seguida, varie a pesca entre outras espécies, como bagres, curimbatás, pacus e tambaquis. Nesses casos, o ideal é pesquisar mais a respeito dessas espécies para saber qual a tralha ideal para utilizar com cada peixe.
Além disso, aproveite o tempo para observar os melhores hábitos dos pescadores: como se portam durante o arremesso, em quais lugares se abrigam e como trabalham a isca e a fisgada.

2. Utilize as varas simples para começar
As varas tecnológicas são excelentes para diversos tipos de situações, proporcionando uma boa sensibilidade e auxiliando o pescador a dar a fisgada perfeita. Entretanto, se você é iniciante, elas podem mais atrapalhar que ajudar.
O ideal é que você inicie a prática com modelos mais simples, como a vara de bambu e a telescópica. Nesse último caso, também é possível usar molinete ou carretilha para se acostumar com o trabalho na linha.

3. Treine seu arremesso
Uma habilidade importante para um pescador é o arremesso. Muitos iniciantes acreditam que o segredo está na força, mas ao jogar a isca com muita violência, você retira a precisão, assusta o peixe e se cansa com muita facilidade.
Com um arremesso bem treinado, você poderá atirar a isca no lugar certo e atrair o peixe a abocanhá-la, além de economizar sua energia para a briga com o animal. Aproveite o tempo no pesqueiro para calibrar sua força, mira, agilidade e, se for o caso, para se acostumar com o molinete ou a carretilha, que, na pesca para iniciantes, acabam sendo uma das grandes dificuldades.

4. Teste diferentes tipos de isca
As iscas se dividem em duas categorias: as naturais e as artificiais. A preferência por uma ou outra vai depender muito do tipo de peixe que você está procurando, mas também do seu estilo de pesca – algo que você vai desenvolver com o passar do tempo.
Por isso, nossa dica para pescador iniciante é justamente que você teste diferentes tipos de iscas durante sua pescaria. No caso das naturais, comece com as rações e massas prontas, mas sempre que puder, utilize miúdos, alimentos, pedaços de peixe, doces, entre outras opções.
Já para as artificiais, a dica é testar modelos para diferentes profundidades:  superfície, meia-água e fundo. Experimente também variações de formatos e cores, pois isso influencia diretamente no comportamento dos peixes.

5. Conheça as espécies de peixes
O Brasil é privilegiado com uma grande biodiversidade de peixes, e cada um deles tem suas características e comportamentos bem diferentes. Por isso, uma dica importante para quem está começando é aprender mais sobre as principais espécies.

6. Converse com pescadores mais experientes
Em qualquer situação, sempre é possível aprender com os mais experientes, e na pesca não é diferente. Por essa razão, aproveite os momentos em que estiver com outros pescadores para tirar dúvidas, observar técnicas e absorver conhecimentos.
Caso você tenha um amigo para lhe instruir, faça perguntas e peça auxílio durante os arremessos ou fisgadas. Se não tiver ninguém próximo, aproveite para conhecer pessoas nos pesqueiros e lojas de pesca, lembrando de não ser inconveniente e respeitar o espaço pessoal de cada um.

7. Use roupas de pesca
Por fim, uma recomendação muito importante a todos os pescadores iniciantes é usar roupas de pesca. Pela inexperiência, alguns acabam se vestindo com peças inadequadas (e até achando que isso não importa muito), mas a verdade é que as consequências podem ser mais perigosas do que se imagina.
Em primeiro lugar, roupas de algodão, poliéster e outras malhas mais pesadas são desconfortáveis, impedem a movimentação do pescador e ainda podem causar assaduras pelo atrito se utilizadas por muito tempo.
Além disso, elas não bloqueiam a ação dos raios solares, e você pode acabar adquirindo queimaduras graves e até desenvolvendo envelhecimento precoce e, em casos extremos, câncer de pele.

Fonte: blog.quisty.com.br
Foto: pixabay